quarta-feira, 23 de maio de 2012

Destaque | MU - FOLHAS QUE ARDEM - 2012 | Portugal


Género
Folclore / World Music

Os MU iniciaram o seu percurso musical em 2003. Em busca de fusão e de experimentação no seio da música tradicional, muitos foram, e continuam a ser, os estilos que caracterizam esta banda portuguesa.
Os seus membros dedicam-se aos mais variados instrumentos provenientes dos quatro cantos do mundo, o que permite a este projecto viajar por distintas culturas e sonoridades tradicionais e de fusão.
A junção de instrumentos oriundos da Índia, Suécia, Egipto, Brasil, Marrocos, Austrália, entre outros, permitiu aos MU descobrir na música uma viagem por mundos perdidos e resgatá-los até à actualidade.

Entre danças esvoaçantes, vozes femininas e instrumentos variados, os MU criam ao vivo um momento de alegria contagiante. Nos seus espectáculos, a energia viaja no ar, e invade os corpos impelindo-os a dançar num mundo sem limites.


Ao longo do seu percurso, os MU contam já com dois trabalhos discográficos, Mundanças (2005) e Casanostra (2008).


A nível nacional, destaca-se a sua vitória no concurso de Música Folk Arribas Folk (Sendim) e o Prémio Carlos Paredes atribuído pela câmara municipal de Vila Franca Xira a também a sua participação em diversos festivais de “world music” de renome internacional, sendo eles: Sons do Atlântico, Boom Festival, Festival Internacional dos Gigantes, Ollin Kan, Portugal a Rufar, Festival Intercéltico do Porto, Andanças, Festival Intercéltico de Sendim, Granitos Folk entre muitos outros.


A nível internacional, destaca-se a sua participação nos seguintes festivais: Danzas Sin Fronteras (Espanha), Festigal (Santiago de Compostela, Espanha), Festival Folk Plasencia (Plasencia, Espanha), Festival La Carlota (Córdoba, Espanha), Festival Galdames Folk (Galdames, Espanha) e Zgetno Festival (Zagreb, Croácia) e em Bucareste, Roménia.


Traduzem-se em seis os rostos deste grupo, com apenas um objectivo: fazer o mundo dançar

O colectivo portuense MU acaba de editar o terceiro disco “Folhas que Ardem”, um álbum que reflete a grande capacidade de regeneração desta verdadeira caravana musical que percorre o mundo e arredores. Das danças tradicionais europeia, à subversão e xamanismo nórdico. Dos ritmos indianos ao onirismo “helenês” de Helena Madeira.
São os MU todo-o-terreno, em que a constante entrada e saída de elementos, enfatisa a sonoridade tutti-frutti deste octeto, que tanto tem um pé na música cigana de leste, como mergulha de cabeça na chula e no vira.


http://www.mu.com.sapo.pt
http://www.myspace.com/muuuuuu
http://www.facebook.com/mu.folk

Sem comentários:

Enviar um comentário