terça-feira, 17 de julho de 2012
Destaque | VERTIGO STEPS - SURFACE / LIGHT - 2012 | Portugal/Finlandia
Género
Rock Progressivo / Metal
Rendido! Estou completamente rendido a “Surface/Light”, o terceiro álbum dos Vertigo Steps. Não é habitual começar desta forma uma crónica sobre um disco, mas é a que melhor descreve a amalgama de sensações que me percorrem ao ouvir este novo trabalho dos Vertigo Steps. Estou absolutamente rendido. E pronto.
As expectativas eram animadoras. Já o “The Melancholy Hour” representou um enorme passo em relação ao disco de estreia, apresentando uma consistência e um amadurecimento de ideias considerável e delineador daquilo que representa a identidade musical de Vertigo Steps. Depois foram as participações especiais anunciadas que serviram como pronuncio de qualidade. No entanto o resultado final está muito além das expectativas.
Já tinha escrito neste espaço após a audição dos 5 temas que foram dados a conhecer pela banda nos seus canais oficiais que tudo apontava que “Surface/Light” fosse um álbum forte e de facto é um soberbo disco. Um disco onde qualquer adjectivo superlativo arrisca a ser escasso.
Sem fugir á linha apresentada no seu antecessor este novo trabalho apresenta uma musicalidade mais orgânica e directa sem que isso represente um passo atrás no “rendilhado” técnico que é apanágio de Vertigo Steps. Na verdade, pese a complexidade e abrangência técnica, os temas de “Surface/Light” apresentam-se mais próximos de um formato que permita mais “sentir” do que “apreciar” as musicas de Vertigo Steps, e que músicas. Desde “The Hollow” até “The Porcupine Dilemma” é extremamente ingrato conseguir encontrar um tema que se não mereça ser realçado.
Não poderia finalizar este texto sem destacar as excelentes prestações dos convidados Jan Transit (Ex-In The Woods), Patrik Karlsson (This Haven), Stein R Sordal (ex-Green Carnation), Sophie (Ugarit) e do “residente” Niko Mankinen que se apresenta num registo superior em relação aos trabalhos anteriores. De realçar também o fantástico trabalho de Bruno A. num disco revelador do seu grande potencial.
Em jeito de rodapé, julgo de elementar justiça afirmar que “Surface/Light” é um disco obrigatório para todos os apreciadores de Rock e Metal progressivo, melódico, melancólico, soturno e pesado qb e até mesmo para os melómanos em geral.
http://vertigosteps.bandcamp.com
https://www.facebook.com/vertigosteps
http://www.myspace.com/vertigosteps
http://www.etherealsoundworks.com/index.php?129,vertigo-steps-surface-light
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário